O Condensador de Vapor é um equipamento de troca de calor não direto, que efetua a troca térmica através de uma chapa metálica. É nessa chapa metálica que ocorre a troca térmica inicial pelo contato com o vapor. A condensação do vapor com a água refrigerada ocorre dentro dos Condensadores de Vapor e acontece no início do processo da troca térmica.

O gás que foi condensado percorre a tubulação do feixe tubular que trabalha com a troca de calor. Na parte de fora dos tubos, é feita uma lavagem constante com líquido resfriado na temperatura ambiente. A água desta lavagem permanece em um sistema fechado que sempre passa por renovação. Esse sistema recebe reposição constante feita pelo próprio processo dentro dos Condensadores de Vapor.

O calor do processo de condensação vai para a lavagem e é eliminado pelo vapor desta água. Em algumas situações os Condensadores de Vapor substituem os aparelhos de ar condicionado.

Os Condensadores de Vapor podem ser compactados como uma torre de refrigeração reduzida, e no seu interior inserido um feixe tubular. São esses feixes que condensam o vapor no interior do processo. Os feixes tabulares são produzidos  aço carbono ou inox devido a necessidade de boa resistência a corrosão.

No caso da tubulação do sistema de condensadores for aletada, ela vai oferecer uma troca de temperaturas mais efetiva. Essas aletas são montadas com uma pequena inclinação de forma a proporcionar a fácil retirada do material no interior do tubo e a saída dos gases que não condensam.