O ar comprimido é um importante fluído que hoje está presente em qualquer setor da indústria. É praticamente impossível produzir algo sem a presença de uma central de ar comprimido, seja ela de pequena ou grande dimensão.

Uma Linha de Ar Comprimido tem a função de canalizar o ar produzido pelo compressor e leva-lo até os pontos de utilização.

A linha deve ser calculada para possuir diâmetro e extensão ideias para minimizar a perda de pressão. Linha de Ar Comprimido superdimensionadas ou subdimensionadas trazem prejuízos.

A tomada de ar fica sempre posicionada acima da linha de ar e a tubulação deverá possuir o mínimo de conexões possíveis visando a redução das perdas de pressão.

Um ponto importante em uma Linha de Ar Comprimido é o vazamento de ar. Tubos, conexões e válvulas corroídos, vedados de maneira errada, sem a devida manutenção ou até mesmo furados são as principais causas dos vazamentos em um sistema pneumático. Por isso uma adequada manutenção é sempre necessária.

Outro fator fundamental é o tratamento do ar comprimido. Com a utilização do compressor, vem a umidade e o óleo para o sistema, e quando não tratados causam a deterioração prematura dos componentes pneumáticos e em muitos casos um produto final de má qualidade.